Note que a malha ou terra do microfone é comum tanto para transmitir como para fazer ligação do terra ao fio de áudio.
Os jaques P2 do computador são estéreo e você deve desprezar aquele chanfro do meio.
Não utilizamos a massa geral da alimentação dos 9 volts ou do conector DB9, pois a ideia é isolar totalmente o rádio do computador.
Para finalizar, estamos utilizando este modem no nosso FT817, em um transceptor Faixa do Cidadão para fazer CW e modos digitais e no nosso velho Drake TR4 para CW apenas. Estamos com dificuldades de encontrar o pino do microfone para ele, que é um pouco menor que o P10… coisa de aparelhos americanos.
Com certeza você vai precisar de um plug P10 adaptador para P2, se pretende utilizar rádios modernos e antigos para fazer CW…

Apenas um detalhe que pode dar uma pequena dor de cabeça na hora da configuração: como temos dois relés acionados pelo pino 7 e 4 da porta COM1, qualquer um deles pode ser configurado para acionar o PTT enquanto houver transmissão e o outro apenas quando houver o sinal de CW.
Apesar do Pino 7 equivaler a RTS na porta COM para acionar o microfone, em nossa configuração ele funcionou ao contrário, sendo ele o controle do CW e o pino 4 (equivale ao DTS) acionando a tecla de transmissão do microfone.
Veja que esses dois relés podem ser configurados tanto como CW/PTT. No nosso caso funcionou como explicado nas figuras.
Um detalhe importante no caso dos microfones de rádios Faixa do Cidadão (leia-se 10 metros) é que a malha deve aterrar o pino 4 quando em recepção, senão há um chiado que atrapalha muito o computador ao decodificar os sinais recebidos.