Incrementando e configurando seu modem digital

No nosso caso, especificamente, estamos utilizando um transceptor comum, sem fazer uso da porta DATA. Com seu uso, haverá muito mais opções para você usar todos os recursos do rádio.  

Uma grande dificuldade é, sem dúvida, a conexão da entrada do microfone do rádio. No nosso caso, estávamos utilizando um transceptor Voyager BR9200.

Em CW não é necessário mexer no microfone nesta modalidade, mas, para outros modos digitais, o sinal é enviado para a entrada do microfone, por isso você deve obrigatoriamente ter um conector fêmea de quatro pinos. Em lojas de eletrônica ou de equipamentos de som você encontra.

O modem construído por nós tem os trimpot de ajuste, mas você deve controlar o volume de entrada e saída de áudio no setup de seu computador, clicando no ícone do alto-falante. Como a placa de som interna do micro é estéreo, você deve deixar os controles no meio, senão poderá anular a entrada ou saída do áudio.


Abaixo você tem o esquema de ligação do microfone de 4 pinos, comuns em rádios da Voyager e mesmo Cobra, modelo novo, com microfone com entrada pela frente, no painel. Os modelos antigos utilizam conectores de 5 pinos. O relê PTT (DTR no conector DB9) irá acionar o pino 1 e 3, sendo que o pino 1 é o terra comum. O pino 2 é a entrada de áudio. Quando em RX, o pino 4 vai à massa.

Deixe um comentário