O ARES®
Os operadores de rádio amador, radioamadores ou “amadores” têm uma longa história de servir às suas comunidades quando tempestades ou outros desastres danificam infraestruturas críticas de comunicação, tais como torres de telefonia celular e redes de fibra óptica. O rádio amador funciona de forma totalmente independente da Internet e dos sistemas telefônicos, e uma estação de radioamador pode ser configurada em quase qualquer lugar em minutos. Os amadores podem levantar rapidamente uma antena de fio em uma árvore ou em um mastro, conectá-la a um rádio e a uma fonte de energia e se comunicar de maneira eficaz com outras pessoas.
O ARRL Amateur Radio Emergency Service® (ARES® – www.arrl.org/ares) consiste em radioamadores que registraram voluntariamente suas qualificações e equipamentos com a liderança local da ARES para tarefas de comunicação no serviço público em caso de desastre. Eles usam seu treinamento, habilidades e equipamentos para se preparar e fornecer serviços de comunicações em emergências (When All Else Fails®)
E no Brasil?
No Brasil, os radioamadores podem atuar da mesma forma e são elementos auxiliares quando a capacidade de comunicação convencional falhar ou apresentar problemas. No sítio da LABRE, a liga de radioamadores brasileira, temos a seguinte descrição:
“A LABRE é a associação nacional que representa o radioamadorismo brasileiro perante as autoridades brasileiras e internacionais. É membro da Região 2 da IARU – International Amateur Radio Union. Foi fundada nos idos de 1934, precisamente em 2 de fevereiro de 1934. Em São Paulo funcionava a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, desde 12 de fevereiro de 1931; no Rio de Janeiro funcionava a Rede Brasileira de Rádio-Amadores, desde 13 de fevereiro de 1931. Duas sociedades com os mesmos objetivos, as mesmas finalidades, a mesma vontade de servir, o mesmo espírito de fraternidade, coesão, harmonia… Para que duas sociedades iguais?
Foi essa pergunta que fizeram a sim mesmos, os primeiros radioamadores brasileiros, congregados em cada uma daquelas sociedades.
Em 2 de fevereiro de 1934, reunidos no salão principal da União dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro, à Rua Gonçalves Dias, nº. 3, 3º andar, um grupo de idealistas, representando as duas sociedades, resolveram fundar a atual LABRE.”
Fontes e links úteis:
https://www.hamradioworld.org/
https://www.arrl.org/news/hurricane-idalia-arrl-amateur-radio-volunteers-serve