O coordenador de emergência ARES do condado de Marion, Hayden Kaufman, N2HAY, disse que a ativação identificou algumas oportunidades de melhoria na resposta a desastres na área. “Tivemos muita sorte de ter pouco o que fazer. No entanto, a ativação nos forneceu algumas informações sobre os fatores que poderiam impedir as comunicações em caso de emergência”, disse ele.
Os voluntários HAM trabalharam com o gabinete do xerife do condado para garantir que o equipamento de radioamador no Centro de Comando Móvel do condado de Marion estivesse totalmente operacional antes de ser implantado no condado de Madison, a área mais afetada pela tempestade. Kaufman agradeceu aos muitos voluntários locais pelo serviço prestado durante o furacão. “Estou pessoalmente orgulhoso de ser membro de nossa comunidade EmComm cada vez mais unida”, disse ele.
O gerente da Hurricane Watch Net (HWN), Bobby Graves, KB5HAV, disse que a tempestade exigia “todos os trabalhadores no convés”. Antes do impacto, a intensidade e o rumo da tempestade o preocuparam muito. “Tenho observado e planejado respostas a furacões há mais de 35 anos. Já testemunhei, muitas vezes, um furacão cruzar uma fronteira de estado para outro como um furacão…dois estados foram atingidos pelo mesmo furacão. Nunca vi uma tempestade cruzar três estados como um furacão”, disse Graves.
A estação de rádio amador WX4NHC no National Hurricane Center também esteve ativa durante a tempestade, assim como a Hurricane VoIP Net.
Sobre o Serviço de Rádio Amador e a ARRL
Os licenciados do Serviço de Rádio Amador usam seu treinamento, habilidades e equipamentos para praticar comunicações de rádio e desenvolver tecnologia de rádio. Operadores de rádio amador oferecem suas qualificações e equipamentos para tarefas de comunicação no serviço público e durante emergências. O radioamadorismo também fornece uma base para educação prática em STEM* e caminhos para essas carreiras.
A ARRL (National Association for Amateur Radio®) norte-americana foi fundada em 1914 como The American Radio Relay League e é uma organização não comercial de radioamadores.
A ARRL inclui em suas fileiras a grande maioria dos radioamadores ativos (ou “amadores”) nos EUA e tem uma orgulhosa história de conquistas como porta-estandarte na promoção e proteção dos radioamadores. Para obter mais informações sobre ARRL e rádio amador, visite www.arrl.org.
* STEM é uma sigla em inglês que significa Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português).