Gordon Moore, Pai da Lei de Moore

Além disso, mudanças na administração estavam começando a minar a estratégia geral de Moore.

Ficou claro que a produção de chips era uma mistura de arte e ciência. Infelizmente, a alta administração da empresa não promoveu esse equilíbrio de forma eficaz. Ocorreu a Moore e a seu colega Robert Noyce que a mudança para Santa Clara – para criar uma empresa verdadeiramente própria – era o caminho a seguir. Eles chamariam essa empresa de Intel.

Fundada em 1968, o principal objetivo da Intel era a produção de chipsets em escala. Isso exigiria imenso conhecimento de design, fabricação e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Além disso, a tecnologia MOS seria a principal nos projetos. Moore e seus gerentes ajudaram a destacar a arquitetura de memória da Intel durante os primeiros anos da empresa. A influência da concorrência mais tarde convenceu a empresa de Moore a mudar de rumo. Assim, a Intel começou a se concentrar em microprocessadores — o coração computacional da eletrônica moderna.

Nas décadas seguintes, a Intel melhorou ainda mais esses chips não apenas em termos de desempenho bruto, mas também em desempenho térmico, densidade do transistor, eficiência energética e tamanho compacto. “Intel Inside” tornou-se um slogan de marketing essencial no mundo do PC (e do Mac).

Embora a concorrência seja muito mais acirrada hoje, a Intel ainda detém 75% da participação no mercado global de processadores. Grande parte dessa onipresença pode ser atribuída à influência de Moore ao longo dos anos.

O impacto duradouro de Moore na engenharia e no mundo

Depois de servir por quase duas décadas no comando da Intel como vice-presidente executivo e CEO, Gordon Moore finalmente deixou o cargo em 1987. Ele se tornou presidente emérito do conselho em 1997 – eventualmente se aposentando dessa nomeação em 2006.

No entanto, Moore não se dedicava somente à tecnologia durante este período. Ele e sua esposa, Betty, dedicaram tempo a atividades filantrópicas, a partir do final dos anos 1990; a dupla fundou a Gordon and Betty Moore Foundation em 2000. Desde então, ela foi reconhecida como uma das entidades de caridade mais generosas da Califórnia. Desde a sua fundação, a Fundação apoiou inúmeros projetos em ciência, tecnologia, conservação e educação.

Deixe um comentário