Fundamentos de Eletrônica – Parte IX

Figura 5 – Esquema de transmissão de ondas eletromagnéticas.

O formato e as dimensões de uma antena determinam qual é sua frequência de operação, além de suas características de recepção e transmissão de sinal, ou seja, alcance, direcionalidade, ganho, forma de onda etc. Como o funcionamento das antenas se baseia na emissão e recepção de radiação eletromagnética, as Equações de Maxwell são utilizadas em seu projeto. Este assunto será abordado em artigos futuros.

O monopolo e o dipolo são tipos bem comuns de antenas, consistindo em um ou duas hastes de metal, respectivamente. As antenas do tipo Yagi-Uda ou Yagi são direcionais, constituídas de um dipolo e elementos parasitas, sendo utilizadas para captação de sinal de radar, Wi-Fi e rádio.

Figura 6- Alguns tipos de antena: (a) Dois elementos, (b) Dipolo dobrado, (c)Yagi e (d)X-Quad.

Cada tipo de antena apresenta uma forma de irradiar o sinal e produzir uma frente de onda. A figura 7 mostra alguns diagramas da intensidade de radiação para uma antena dipolo. Quando uma antena é bem projetada ela apresenta as melhores condições para transmitir ou receber as ondas eletromagnéticas e oferece ao sinal a diretividade, ganho e eficiência necessárias para que ele atinja seu destino.  

Deixe um comentário