Calculando a velocidade destas ondas no vácuo, Maxwell obteve o valor de 3.108 m/s, ou seja, a mesma velocidade obtida para a propagação da luz. Assim, Maxwell sugeriu que a luz era um tipo de onda eletromagnética, fato que foi comprovado nove anos depois pelo físico alemão Heinrich Hertz.
As ondas eletromagnéticas apresentam as seguintes características:
- São formadas pela combinação de campos elétricos e magnéticos variáveis.
- O campo elétrico e o campo magnético são perpendiculares.
- O campo elétrico e o magnético são perpendiculares à direção de propagação, o que significa que são ondas transversais.
- A velocidade de propagação dessas ondas no vácuo é c = 3.108 m/s;
- Ao propagar em meios materiais, a velocidade obtida é menor do que quando a propagação ocorre no vácuo.
Figura 4 – Propagação das ondas eletromagnéticas.
Fonte: Conhecimento Científico – https://conhecimentocientifico.r7.com/eletromagnetismo/
Antenas – uma aplicação das equações de Maxwell
As antenas são estruturas que caracterizam as terminações de sistemas de transmissão e recepção como os de rádio e tv por satélite. Geralmente são compostas por materiais metálicos, como cobre ou alumínio, e têm por função converter uma corrente elétrica em radiação eletromagnética e vice-versa. As antenas de transmissão (figura 4) produzem ondas que se propagam no espaço, ao passo que as de recepção realizam o processo inverso: elas captam ondas e as transformam em sinais elétricos que podem ser convertidos, por exemplo, em som ou imagem, utilizando um dispositivo de recepção como o telefone celular, tv, dentre outros.