Fundamentos de Eletrônica – Parte XI

Ondas de rádio são extremamente úteis em diversas aplicações. Além da utilização em telecomunicações, elas também são usadas em tratamentos oncológicos, por terem a capacidade de destruir células cancerosas pelo aumento de temperatura.

Ondas de rádio não são capazes de produzir efeitos danosos a células sãs e causar mutações genéticas. No entanto, há restrições que limitam a intensidade da radiação emitida por fontes de ondas de rádio, como nos aparelhos de telefonia móvel ou antenas de tv.

Sabe-se atualmente que a catarata, doença caracterizada pela opacidade do cristalino e consequente perda de visão, pode ser causada pela exposição prolongada do olho humano a ondas de rádio com frequência de  3 GHz.

Continuaremos a explorar conceitos importantes em eletrônica e algumas de suas possíveis aplicações nos próximos artigos.

Boas Festas e até lá!

Transmissor Western Electric 1-A de 500W, que foi o primeiro transmissor para broadcast de fabricação comercial americano, e o primeiro a ser utilizado no Brasil, em 1922. Foto: http://www.theradiohistorian.org/transmitters/wwj.jpg. Saiba mais em https://revistaantenna.com.br/antenna-uma-historia/

Deixe um comentário