Espectro radioelétrico
As ondas de rádio estão compreendidas na faixa de frequências que vai de 3 kHz (3.10³ Hz) até 300 GHz (300.109 Hz), o denominado espectro radioelétrico. Ele é dividido em diversas categorias, cada qual operando em comprimentos de onda e faixas de frequência distintas (figura 8):
Figura 8 – Espectro radioelétrico .
FONTE: Ellite Communications & Electronics.
O diagrama mostra que:
- As transmissões na banda de ondas longas se estendem de 140,5 a 283,5 kHz, estando disponíveis em algumas partes do mundo, e se enquadram na parte de baixa frequência, ou LF do, espectro. Existem também vários outros tipos de transmissão que são feitos nesta modalidade. Por exemplo, há uma série de balizas de navegação que transmitem em frequências em torno de 100 kHz ou menos.
- Elevando-se a frequência, tem-se a banda de transmissão de ondas médias ou porção MF do espectro. Acima dessa banda de transmissão é geralmente onde as bandas de ondas curtas de frequência mais baixa começam. Nesta faixa existe uma banda de radioamador juntamente com atribuições para comunicações marítimas.
- Entre 3 e 30 MHz está a parte de alta frequência ou HF. Dentro desta faixa de frequência estão as verdadeiras bandas de ondas curtas, cujos sinais podem ser ouvidos em todo o mundo, como é o caso dos radioamadores.
- Nas frequências muito altas ou VHF estão muitos usuários móveis. “Rádio Táxis” e similares têm alocações aqui, assim como as conhecidas transmissões VHF FM.
- Na parte de ultra alta frequência ou UHF do espectro estão estações de tv e usuários móveis, incluindo celulares.
- Acima disso, nas porções de frequência super alta ou SHF e frequência extremamente alta ou EHF do espectro, utilizados para satélites comerciais e comunicações do tipo ponto a ponto.