Alguns fenômenos climáticos, como a chuva e a formação de granizo, também podem afetar a propagação das ondas de rádio. As gotas de chuva agem como isolante eletromagnético, diminuindo o alcance da onda. A queda de granizo pode interferir como agente atenuador da transmissão, dependendo do tamanho e densidade das pedras.
O ruído é outro elemento que pode influenciar na transmissão e recepção de ondas de rádio. Em cidades com alto índice de urbanização o sinal transmitido pode sofrer atenuação e incorporar ruído a ponto de o sinal tornar-se ininteligível.
Um fator que deve ser observado num sistema de transmissão de ondas de rádio é a potência de saída do transmissor. Esse dispositivo precisa ser projetado na forma adequada às características do local e do tipo de transmissão, sendo fundamental para que o sinal transmitido atinja o receptor desejado.
Circuito Oscilador
Um sistema típico de uma transmissão de rádio pode ser visto na figura 2, onde são mostrados os elementos usuais que atuam no processo.
Figura 2 – Esquema de transmissão e recepção de ondas de rádio.
A figura 3 mostra o processo de transmissão, que começa pelo sinal sonoro produzido pelo locutor da rádio, passa por diversos dispositivos e vai até a antena transmissora.