Com o carregamento irá surgir uma ddp (U) entre as armaduras do dispositivo, e quando ela se igualar à força eletromotriz (ε) fornecida pelo gerador, o capacitor estará completamente carregado. Após a conclusão do processo cada uma das armaduras possuirá uma carga total q, sendo uma com sinal positivo e a outra com sinal negativo. O dielétrico não permite que as cargas possam fluir entre as placas, e elas ficarão ali armazenadas até o momento em que o capacitor for utilizado ou descarregado.
Constante Dielétrica
Sabe-se, experimentalmente, que cada material isolante influencia na capacitância total do capacitor. O termo “constante dielétrica” procura expressar a relação entre a permeabilidade elétrica (permissividade) do material e a permeabilidade elétrica do vácuo, onde seu valor pode definir um modelo simplificado de capacitor.
A constante dielétrica é uma grandeza adimensional, e sua definição técnica como “constante” acaba por ser questionada. Ocorre que a permissividade de um material depende da frequência da tensão aplicada, e na medida em que a frequência aumenta, a constante dielétrica relativa diminui.
Devido a esse comportamento, o termo mais usado é “constante dielétrica relativa”, levando os fabricantes de capacitores a projetá-los para operarem dentro de uma certa faixa de frequência. A figura 5 mostra os valores da constante dielétrica relativa de alguns materiais.