– Não havia percebido Toninho! Essa agora…
– Não tente forçar tentando descolar. Olhe aqui no cantinho…Bem que eu tentei.
– Estou vendo… começou a rasgar. Tem de haver uma maneira de tirar este plástico sem provocar maiores danos.
– É… Como diz bem o Zé Maria, “Deu ruim”! Mas vamos ter de tirar toda essa cobertura que está colada. Não temos como chegar no barramento de LEDs sem que ela tenha sido removida.
– Tive uma ideia: Vamos ensopar com Thinner. Aí a cola amolece e sai tudo na moleza!
-Pois eu garanto que se fizer isso, vamos ter uma poça de plástico derretido! Vamos evitar o Thinner, pelo menos por enquanto.
– O Soprador térmico! É isso, gente! Com o calor a cola amolece e…
-E a peça plástica vai se deformar. Nada de Thinner nem calor!
– Pior é que na noite passada já fiz uma boa pesquisa na Internet, porém não descobri nada relacionado a este tipo de fixação. Vi sim, muita gente reclamando dessa peça ficar ressecada e quebradiça!
– Um colega sugeriu cortar os pedaços com um estilete e depois de tudo, tornar a colar com fita de dupla face. Diz ele que é bem melhor para retirar.
– Vamos tentar! Force um pouquinho o plástico. Vou enfiar a ponta do estilete entre a “manta”, como você chama e o fundo metálico,, cortando a fita de dupla face. Assim mesmo, Toninho!
– Ei! Você acabou de furar a manta!
– Garanto que no final damos um jeito nisso. Lembre-se de que a única função dessa “manta”, é apenas difundir a luminosidade. Vá forçando com muito cuidado, enquanto tento separar a fita, cortando a fita com muita atenção.
E se o caro leitor está pensando que tal tarefa é simples e rápida, meus pesares… O trabalho durou pouco mais de duas horas e mesmo assim…
– Quatro cortes no plástico, duas lâminas e uma espetada na minha mão! Mas pelo menos estamos livres.
– E o que vamos fazer com esses vestígios de fita dupla-face que ficou na manta e na chapa do fundo? Tentamos retirar?
– Nem pensar, Zé Maria! Deixe tudo como está. Depois que o Toninho trocar as barras de LEDs, vamos recolocar tudo no lugar, exatamente como estava.
Em pouco mais de quinze minutos Toninho deu por encerrada a sua parte e passou para os testes.
– Tudo certo, Carlito! Quero ver agora como você vai fazer pra recolocar a manta difusora. Vai usar nossa fita de dupla face?
– Somente aqui na borda. Os vestígios da fita-cola irão ajudar a fixação, além do que os “botões” de difusão de luz dos LEDs não irão deixar a manta se deslocar. Quer ver só? Acerte o seu lado enquanto encaixo cada um no furo respectivo.
E não era que Carlito tinha razão? O resultado pode ser apreciado na foto que o Toninho fez questão de tirar com o seu novo celular…
Manta fixada com o auxílio dos difusores dos LEDs
– Mas que é um serviço bem porquinho, lá isso é! Encher a manta com fita de dupla face… E olhe: Bem que cotei: São 24 pedaços de fita!
– Lembra-se dos antigos anúncios do combo TV + Videocassete da Philco, Toninho?
– Sei… sei! Dizia: “ Tem coisas que só a Philco faz para você”!
– Então não reclame! Esse TV foi feito sob medida para você !!!De um caso de oficina do Tecnet Fórum, com os agradecimentos a: Schiavon; Joe Charles; Ramoseldo; Capacheck e Marcos Canal6 pela participação.