Normalmente para estudo divide-se um neurônio em três regiões diferenciadas: 1) o corpo celular, chamado de soma, onde fica o núcleo da célula nervosa; 2) os dendritos, que são ramificações que saem do soma e que servem de aparelhos receptores do neurônio; e, 3) o axônio, um prolongamento tubular com terminações que servem de aparelho transmissor do neurônio.
Os impulsos elétricos cerebrais são recebidos pelos dendritos, processados no soma e retransmitidos pelas terminações do axônio a outros neurônios.
Veja na figura abaixo como é um neurônio.
___________________________________________________________________
ÁTOMOS, MOLÉCULAS E ÍONS
Tudo na Natureza é feito de átomos, que são em essência estruturas montadas com partículas invisíveis chamadas de nêutrons, prótons e elétrons. Os dois primeiros, juntos, formam os núcleos dos átomos, que são orbitados pelos elétrons; de maneira similar aos planetas ao redor do Sol. Os nêutrons, como sugere seu nome, não possuem carga elétrica; os prótons têm carga elétrica positiva e os elétrons carga negativa. Um átomo em equilíbrio possui o mesmo número de prótons e de elétrons, o que torna a carga elétrica desse átomo nula. Átomos formam elementos, que formam moléculas que formam estruturas complexas de bilhões de átomos, como os seres vivos. Um íon é um átomo (ou molécula, combinação de átomos) em que o número de elétrons orbitando o núcleo é diferente do número de prótons neste, fazendo com que o átomo adquira uma carga negativa ou positiva, conforme ele tenha excesso ou falta de elétrons em sua órbita mais externa.
___________________________________________________________________