Funções em Python
Funções em linguagens de programação de computadores são pequenos blocos de programas com nomes próprios dentro do programa principal e que são, eventualmente, chamados para executar uma mesma tarefa.
Uma função pode ter uma ou mais entradas e uma ou várias saídas, como o circuito com portas lógicas mostrado abaixo. As entradas ‘A’, ‘B’ e ‘C’ seriam os parâmetros da função, os nomes que damos às variáveis que receberão valores, estes chamados de argumentos; as saídas ‘X’ e ‘Y’ seriam os retornos da função.
No Python temos 3 tipos de funções: as chamadas built-ins functions, como a função type() visto acima, que já vêm com a linguagem, prontas para uso imediato; aquelas declaradas (criadas) pelo programador, as User-Defined Functions (UDFs); e as funções anônimas, chamadas de funções lambda, também criadas pelo programador mas que não precisam ser declaradas quando de sua criação.
As funções UDFs são criadas pelo programador escrevendo a palavra-chave def() antes do nome escolhido para a função e os nomes dos parâmetros que receberão os argumentos dentro dos parênteses, e no final da linha dois pontos.
Após teclar Enter, pressione também a tecla ‘Tab’ para avançar 4 espaços adiante. Dá-se nome a isso de endentação. Agora, entre com as operações que a função deverá executar; a cada mudança de linha com Enter tecle Tab novamente.
Na última linha da função depois da palavra-chave return vão as variáveis que a função deve retornar. Por fim, Tecle Enter mais uma vez para concluir a criação da função.