A função type() mostra o tipo da variável baseada no tipo de dado que ela armazena.
Vamos fazer mais um teste para entender melhor o que é uma variável booleana.
Digite no Shell a seguinte sentença matemática: c1_valor > r1_valor, e tecle Enter. O Python responde na tela do Shell que tal sentença é falsa, porque o valor numérico de C1 não é maior que o valor numérico de R1.
Mais uns experimentos com variáveis booleanas, agora com as nossos conhecidos operadores lógicos NOT, AND e OR. Reproduza no seu Shell as operações mostradas na seguinte tela:
‘A’ e ‘B’ são duas variáveis booleanas, uma é verdadeira e a outra falsa. O operador NOT é equivalente a uma circuito lógico inversor. Se sua entrada for verdadeira (‘1’), sua saída será falsa (‘0’); e vice-versa.
No circuito lógico OR basta uma das entradas ser verdadeira para que sua saída também seja. No AND a saída só será verdadeira se todas as entradas também forem verdadeiras.
O operador de duplo sinal de igual (‘==’) questiona se ‘A’ é equivalente a ‘B’; e ao contrário, o operador ‘!=’ questiona se essas variáveis são diferentes. Crie mais uma variável booleana, C = False, e teste as seguintes operações lógicas no Shell do Python: A or (C and B) e A or (C and B).