Linguagem de máquina, também chamada de código de máquina, é a linguagem que falam os computadores digitais. É uma linguagem própria de baixo nível composta somente de dígitos binários (0’s e 1’s), os únicos dígitos que os processadores digitais dos computadores reconhecem. A letra maiúscula ‘A’ dos humanos é ‘0100 0001’ para as máquinas.
Conforme a arquitetura adotada, cada processador digital tem seu próprio código de máquina.
Existe dois tipos de programas que convertem códigos fontes em códigos de máquinas: interpretadores e compiladores. Já vimos que os interpretadores checam e executam uma linha de cada vez de um script. Os compiladores leem todas as linhas do script de uma só vez e, se não houver erros na compilação, criam um arquivo executável, também chamado de código objeto, em linguagem de máquina. Uma vez o programa compilado, ele pode ser executado tantas vezes quanto preciso sem a necessidade do compilador novamente.
O Python é uma linguagem de alto nível (próxima da linguagem humana) relativamente nova, sua versão 1.0 foi lançada em janeiro de 1994. Sua versão mais nova é a 3.10.0 de outubro de 2021. Parece que seu nome foi tirado de um famoso programa da TV inglesa, ‘Monty Python’s Flying Circus’ e atualmente é a linguagem mais popular e mais usada no mundo, até pelas gigantes da tecnologia como Google, Facebook, Netflix, Amazon e IBM.
Primeiros passos com Python
Um PC conectado à internet será nossa bancada de ensaios com Python. E a primeira ferramenta que vamos precisar é um editor de códigos Python, mais conhecido como Shell.
É como um editor de textos super simples. É um console interativo, onde podemos testar pequenos scripts escritos em Python. O Shell é uma ferramenta de linha de comando que inicializa o interpretador Python. Só não podemos salvar no PC os códigos escritos no Shell.
Se o sistema operacional do seu computador for Linux ou MacOS você já tem todas as ferramentas do interpretador Python instaladas.
Se seu sistema for Windows você tem a opção de ‘degustar’ antes a linguagem num interpretador Python online e instalar depois de testá-lo. Existe muitos interpretadores online disponíveis na internet, aqui vão algumas sugestões interessantes: