Experimentos com Python para Técnicos em Eletrônica

OK, vamos criar uma função no Shell do interpretador Python que represente o circuito com portas lógicas que desenhamos acima. Veja na tela abaixo: criamos uma função chamada ‘bloco’ e, dentro dela, duas variáveis locais, ‘x’ e ‘y’; cada uma vai guardar o resultado de uma operação lógica. A última linha dentro da função vai retornar a quem a chamou os valores dessas variáveis locais:

Dentro de um programa uma função é chamada pelo seu nome junto com os argumentos que vão entre parênteses.

Observe na tela acima que chamamos a função ‘bloco’, passamos a ela os argumentos False,True e False (0,1,0) e atribuímos às duas variáveis globais que criamos (‘X’ e ‘Y’) os valores das duas variáveis locais que a função vai retornar.

Veja que o retorno da função está de acordo com nosso circuito com portas lógicas: a variável ‘X’ guarda o valor True (‘1’) e a variável ‘Y’ o valor False (‘0’).

Teste o leitor outros argumentos para a função ‘bloco’. Só para fechar, vamos criar uma função em Python que nos forneça a corrente que circula por R1 se temos como argumentos r1_valor e r1_potencia. Sabemos que a corrente elétrica é igual a raiz quadrada da relação entre potência e resistência, então podemos montar uma função que calcula essa corrente da seguinte forma com Python:

Deixe um comentário