Mas existe uma forma, através de uma GUI, de criar um arquivo executável em qualquer sistema operacional, a partir de um script em Python: utilizando-se o programa conversor ‘auto-py-to-exe’. O conversor ‘auto-py-to-exe’ é uma interface, uma janela aberta num navegador web, como o Chrome da Google, que tem por trás a biblioteca Python pyinstaller.
De forma bem sucinta: essa biblioteca pyinstaller compila um aplicativo escrito em Python e todas as suas dependências em um único pacote.
Esse pacote é um arquivo executável, como qualquer outro aplicativo. O usuário final do programa não precisará ter um interpretador ou qualquer outro módulo instalado em seu PC.
Para fazer a conversão, o pyinstaller lê o arquivo texto em Python escrito pelo programador, identifica todas as necessidades para que esse script se torne um arquivo executável, como outras bibliotecas e módulos, e, junto com um interpretador, compila tudo num só arquivo. E opcionalmente também seus vários módulos separados em pastas.
Uma vez instalada no PC a biblioteca pyinstaller, compilamos de forma bem simples um script em Python pelo terminal em uma só linha de comando:
pyinstaller nome_do_script.py
Mas existem dezenas de opções e configurações para a geração do arquivo final com esse conversor multiplataforma; como inclusão de ícone e arquivos de mídia e do tipo .xlsx ou .csv, que podem ser testadas pelo leitor nos links sugeridos no final do artigo.
Existem versões do pyinstaller para todas as plataformas: Windows, MacOS, Linux e outras. Porém, um aplicativo compilado num sistema Windows só pode ser executado nesse sistema; um outro compilado num Linux só roda no Linux.
É comum cada sistema operacional ter seus programas nativos.
Mas não vamos precisar instalar essa biblioteca pyinstaller no nosso PC se vamos converter nossos scripts através do aplicativo gráfico ‘auto-py-to-exe’. Este, sim, precisa ser instalado via o terminal do seu sistema operacional.
Instale essa interface GUI via terminal, como qualquer outro programa, com o comando ‘pip install auto-py-to-exe’.