João Alexandre Silveira*
Hello World! Ou melhor: Olá, caros leitores da revista Antenna! Como este artigo chegamos à décima parte de nossa série de experimentos com a linguagem Python para técnicos e engenheiros em Eletrônica.
No trabalho anterior, publicado na revista Antenna de agosto passado, tivemos que interromper subitamente nossa explanação sobre interfaces gráficas com a biblioteca Tkinter porque o texto estava ficando extenso demais; assim, optamos por dividi-lo em duas partes: esta é a segunda parte da nona parte, ou a décima parte de toda a série. Explicamos ou confundimos?
Naquela nona parte conhecemos um editor minimalista de scripts, o VSCode da Microsoft. Para aqueles leitores que não se lembram, aqui vai de novo a cara dele, do editor, com o último script que criamos e o produto de sua execução, uma tela GUI (Graphical User Interface,) ainda insípida, de uma calculadora para o circuito de um oscilador astável com o temporizador LM-555.
Em 23 linhas de código em Python, importamos toda a biblioteca tkinter, criamos uma janela de 400×300 pixels e uma função, que recebe como parâmetros os valores dos dois resistores e do capacitor que determinam a frequência de saída do nosso circuito; também criamos dois widgets; são duas caixas de mensagens ou etiquetas (Labels), batizadas de ‘visor’ e ‘txt_1’.
*Autor do livro “Experimentos com o Arduino”, disponível em www.amazon.com.br