
Agora, se queremos incluir numa célula da nossa planilha a data de sua atualização e em outra a formula de somatória de uma coluna, usamos a biblioteca datetime e a função today() e fazemos como no script abaixo.

Aqui nós importamos a classe ‘date’ do módulo importado ‘datetime’ e criamos um objeto variável ‘today’ para guardar a data local do dia atual, hoje, e a colocamos na célula A10. Na célula A12 colocamos uma fórmula das planilhas eletrônicas: a soma de um grupo de células numa coluna.
Ainda sobre a célula A10 que aponta para a data local atualizada, podemos configurá-la de diversas formas, como em dois exemplos na tela seguinte.

Conclusão
Com essas duas ferramentas, as bibliotecas pandas e openpyxl, podemos, através de comandos simples da linguagem Python, intervir em qualquer célula de uma planilha eletrônica; seja somente lendo seu conteúdo ou mesmo alterando seu valor. Podemos criar novas planilhas dentro de um arquivo xlsx já existente e podemos também apagar planilhas ou arquivos inteiros desse tipo.
O assunto é extenso e cabe ao leitor, conhecedor de Excel e curioso por novas possibilidades, buscar conhecer mais a fundo essas duas bibliotecas Python.
Mês que vem nos vemos de novo. Até lá!