Arquivos com formatação própria, como os criados por processadores de texto, uma outra classe de editores de texto, como o Word da Microsoft com extensão .doc ou .docx, só podem ser criados ou abertos por programas compatíveis com aquele que criou esse tipo de arquivo.
Um arquivo .txt tanto pode conter um texto simples com linhas de instruções para um processador digital, como também um conjunto de informações coletadas por um sensor distante numa rede internet das coisas.
Na parte VII vimos outro tipo de arquivo texto sem formatação, aqueles com extensão csv. Arquivos csv armazenam tabelas com valores distintos, mas separados por vírgulas, e que podem ser abertos normalmente por programas de planilhas eletrônicas como o Excel ou o Spreadsheet da Google.
Mas, para abrir arquivos desse tipo com Python, precisamos importar a biblioteca csv e usamos a função nativa open() para tratar o arquivo tacometro.csv, que criamos nessa parte VII, a partir da tabela de componentes eletrônicos de um circuito de um tacômetro simples com o opamp LM-358.
Aqui repetimos o script Python que lê um arquivo csv e separa o cabeçalho dos dados do arquivo em listas. Tudo em Python que pode ser decomposto em listas é facilmente manipulável.