Veja que temos 14 linhas com caracteres que formam palavras e estas, frases inteiras. Cada linha termina com um caractere de controle que não vemos: o caractere LF (lineFeed), que sinaliza o fim da presente linha; e que uma nova linha já pode ser acrescentada ao texto.
Esse comando é herança do conjunto de controles para impressoras matriciais. Seu código na tabela ASCII é o decimal 10. No Python o comando LF é representado por ‘\n’. Assim, no final de cada linha do nosso arquivo timer555.txt temos também o caractere invisível ‘\n’.
Se quisermos ler somente a primeira linha do arquivo podemos ou passar o número de caracteres da linha (25 bytes) com print(file.read(25)), ou com print(file.readline()). A ferramenta readline() retorna uma nova linha de texto de acordo com um ponteiro que é incrementado a cada nova chamada.
O método readlines() – repare o ‘s’- retorna cada linha como um elemento de uma lista. No exemplo, queremos ver somente as 3 primeiras linhas do arquivo. Repare também que agora, na lista, o caractere de controle ‘\n’ aparece no final de cada linha.
Nossa variável file, na linha 3, o manipulador de arquivos, é um objeto iterável e portanto podemos usá-lo num laço de repetição for para listar todas as linhas do arquivo, como no exemplo da tela a seguir.
O método rstrip() aplicado a cada elemento iterado serve para eliminar caractere ‘\n’ extra que a função print() sempre insere no final de cada linha que mostra na tela.