Experimentos com PYTHON Para Técnicos em Eletrônica – Parte VI

Continuando, este nosso aparelho tem a funcionalidade de, por exemplo, mensurar a grandeza de alguns fenômenos elétricos, como voltagens e correntes AC ou DC e determinar o valor de uma resistência à passagem da corrente elétrica. Também podemos testar a continuidade elétrica entre dois pontos e podemos até incluir medição de capacitâncias e de baixas frequências.

Agora estamos falando dos Métodos do instrumento de medição que concebemos, um Objeto conhecido por multímetro, o eterno companheiro do eletrônico!

Atributos e Métodos. Esses são dois conceitos da programação OOP relacionados aos objetos que o programador Python pensa em criar. Os atributos são sempre substantivos: tamanho, cor, peso, textura. Os métodos são sempre verbos: medir, aferir, multiplicar, testar. Todas as modernas linguagens de programação permitem dessa forma ao programador modificar estruturas já criadas, customizando seus atributos e métodos, e, assim, conseguir novas funcionalidades.

O instrumento de medidas elétricas tomado acima como exemplo, com mostrador, escala com chave seletora e ponteiras, pertence a uma classe de aparelhos usados por profissionais da área de Eletrônica: a classe multímetro. O instrumento amarelo que idealizamos é uma instância (objeto) da classe multímetro.  São instâncias de uma classe objetos cujos comportamentos e estados são definidos pela classe. Conhecendo os atributos e métodos da classe multímetro, podemos criar, por exemplo, um novo instrumento que possa detectar ínfimas variações na corrente elétrica que podem surgir na interação de campos elétricos com substâncias radioativas. Entendidos esses conceitos, podemos ir adiante.

Mais experimentos com Erros & Exceções em Python

No capítulo 5 discorremos sobre como tratar os erros e as exceções que sempre podem ocorrer quando da montagem de um script usando a linguagem Python. Dissemos que os erros quase sempre são detectados durante a compilação (transformação) do código fonte escrito pelo programador, segundo a sintaxe da linguagem em código objeto, somente inteligível pelo processador da máquina. Já as exceções vimos que podem aparecer quando o script, depois de compilado, é executado.

Naquele artigo até fizemos experimentos com scripts para detectar exceções causadas quando da divisão de um número por zero; quando passamos para uma função uma string em vez de um número; e quando tentamos acessar numa lista um item que não existe. Vale a pena reforçar esse entendimento sobre erros e exceções com mais alguns exemplos, antes de tratarmos do tema do artigo desse mês: leitura e escrita de arquivos texto em Python.

Deixe um comentário