João Alexandre Silveira*
Bem-vindos, caros leitores, novamente, a mais um capítulo de nossa série de experimentos com a linguagem Python para técnicos e engenheiros em Eletrônica. Como dissemos desde o início, nossa proposta com estes artigos mensais é tentar mostrar ao pessoal de hardware que fazer montagens com objetos de software, além de divertido, é tão fácil quanto montar um circuito eletrônico. Todos nós da Eletrônica já sabemos que os principais objetos usados para uma montagem eletrônica são resistores, capacitores, transistores, indutores e circuitos integrados.
E, agora, também sabemos que os principais objetos para a montagem de um script (programa) em Python são as variáveis, a estrutura condicional if e os laços de repetição, os operadores lógicos e aritméticos, as funções, as listas, as tuplas e também os dicionários e as bibliotecas. Tudo isso já vimos nos quatro primeiros artigos.
Nesta nossa série não iremos tratar de programação orientada a objetos (OOP – Object-Oriented Programming). O assunto daria uma nova série de artigos um tanto longa. Mas podemos adiantar o que é um objeto, o que é uma classe e uma instância em Python, conceitos básicos da programação OOP.
Vamos lá. Pense num instrumento de medição elétrica (analógico ou digital), como uma caixa retangular média de cor amarela, que contêm um mostrador na parte superior e uma chave seletora no centro de uma escala logo debaixo do mostrador. Mais embaixo vêm três bornes de cores distintas onde se pode conectar dois cabos das mesmas cores. Tudo o que descrevemos acima pode ser os Atributos ou propriedades de um instrumento de medição elétrica.
*Autor do livro “Experimentos com o Arduino”, disponível em www.amazon.com.br