Experimentos com Python para Técnicos em Eletrônica – Parte V

Os erros que são detectados somente durante a execução do programa recebem o nome de exceções (exceptions), quando então o programa trava e uma mensagem de texto indicando o erro é enviada ao programador. Por exemplo, o usuário entra com algum dado incorreto, como um denominador 0 em uma operação matemática de divisão.

Exceções são também erros, mas que só são detectados quando o programa está sendo executado, pois interrompem o fluxo normal do programa (program crash); mas muitos deles podem ser prevenidos se tratados antecipadamente ainda na fase do projeto, no código fonte. Esse tratamento de possíveis erros podem incluir alertas quando da entradas incorretas pelo usuário (como no caso da divisão por zero); estabelecimento de valores default se o usuário omitir uma entrada de dado obrigatória; ou um salto (jump) para um bloco de comandos alternativo.

Os Erros e Falhas na criação de Scripts em Python

Uma falha muito comum que podemos cometer durante a criação do código fonte, principalmente quando iniciamos numa nova linguagem de programação, é o erro de sintaxe; quando o comando que digitamos não é reconhecido pelo compilador do Python. Pode acontecer também quando não obedecemos ao estilo da linguagem ou esquecemos de incluir alguma parte essencial da estrutura de um comando. Os erros de sintaxe não podem ser prevenidos e tratados com alertas ou com valores default, como nas exceções; aqui a compilação do código fonte é interrompida e também uma mensagem de erro (SyntaxError) é gerada para alertar o programador.

OK, mas vamos ver tudo isso no Colab. Primeiramente, vamos ver alguns exemplos de erros de programação bastante comuns em scripts Python. Comecemos com um script bem simples como o mostrado na tela abaixo.

Deixe um comentário