Experimentos com Python para Técnicos em Eletrônica

João Alexandre Silveira*

Parte I

Python é uma linguagem de programação de computadores. Por que um técnico ou um engenheiro de eletrônica deveria conhecer essa linguagem?

Introdução

Bom, a resposta mais direta à essa pergunta é: porque Python é fácil de aprender. E também porque ela não custa nada.

Se o sistema operacional do seu PC é Linux ou MacOS, o Python já está instalado. Se for Windows você pode instalar o interpretador Python facilmente seguindo apenas alguns passos.

Mas, também, você pode usar plataformas online para programar em Python sem instalar nada no seu PC. Todos os recursos para a sua iniciação já estão disponíveis em qualquer PC conectado à internet.

E, por fim, porque a Eletrônica hoje se faz com hardware e software integrados. Com Python ficou mais fácil controlar ‘coisas’ através de uma porta digital USB de qualquer PC. 

A linguagem Python tem uma sintaxe simples e descomplicada, mas poderosa. Sintaxe são as regras de uma linguagem. Com Python, tanto podemos criar scripts básicos para acionar diretamente LEDs e pequenos motores, quanto sistemas mais complexos, como a simulação em um computador de partes de uma rede especializada de neurônios biológicos; criar uma rede neural artificial e treiná-la para reconhecer padrões em grandes volumes de dados.

Scripts são textos, são roteiros, com uma série de instruções escritas para serem seguidas por pessoas em peças teatrais, cinema e programas de TV; são também scripts os roteiros que devem ser seguidos pelos processadores dentro dos computadores.

*Autor do livro “Experimentos com o Arduino”

Deixe um comentário