EXPERIMENTOS COM O ARDUINO VIRTUAL

Observe pelas cores que os resistores já são de 1KΩ. Mas, você pode mudar o valor de cada resistor na caixa de seleção que surge quando clicamos nele. Os transistores marcados com P são PNPs, os N são NPNs. Posicionando o cursor do mouse sobre cada pino desses transistores podemos saber quem é base, coletor ou emissor.

Do protoboard, conexões com fios podem ser feitas de qualquer de seus pontos para o Arduino, ou para qualquer componente, simplesmente clicando com o botão esquerdo do mouse no primeiro ponto, trazendo o fio com o cursor até o segundo ponto de conexão e clicando de novo para concluir. Na caixa de seleção, mude a cor do fio. Um fio pode ser apagado com a tecla ‘Delete’ quando selecionado. Podemos desviar o traçado do fio com o botão direito do mouse. Cada pino no Arduino pode ser identificado posicionando-se o cursor sobre o pino.

Utilize o botão de rolagem do mouse para fazer zoom sobre a área de montagem no centro, ou à direita, para rolar a lista de componentes eletrônicos. Toda a montagem pode ser reposionada na tela clicando com o botão esquerdo do mouse em qualquer área sem componentes.

Vamos agora testar o funcionamento do nosso circuito antes de fazermos as conexões com o Arduino. Conecte um fio da entrada A do circuito ao terminal de terra do protoboard; e um fio da entrada B ao terminal de 5 volts. Observe o eixo do pequeno motor virtual. Por fim, clique no botão Start Simulation, no topo direito da tela. Veja que o motor gira em um sentido; inverta as ligações na entrada, e sentido do motor será invertido também.

Finalmente, conecte os pinos 9 e 10 às entradas A e B do circuito do controlador. Não esqueça de conectar o terra do controlador ao terra do Arduino.

Fig.6: Montagem do controlador em ponte-H com Arduino no Tinkercad.

Deixe um comentário