O núcleo da linguagem do Arduino é o C++, e é ela toda baseada em funções já prontas para uso. Nos exemplos acima, digitalWrite() é uma função usada para colocar no pino digital selecionado um nível alto (5 volts) ou baixo (terra); a função analogRead() lê a saída de um dos conversores A/D do Arduino. As instruções, já pré-processadas numa forma que a máquina entenda, são armazenadas numa memória com acesso direto pelo processador. Nesse processo de gravação do nosso programa na memória, devemos instalar um aplicativo num PC e conectá-lo ao Arduino por um cabo USB. Depois, circuitos eletrônicos montados em protoboards poderão ser conectados diretamente aos pinos do Arduino.
O ARDUINO VIRTUAL
“Experimentos com o Arduino” é o título de um livro que publicamos há exatos 10 anos, em 2011. Nesse livro mostramos várias montagens de circuitos simples em placas PCB e protoboards para iniciantes no Arduino. Hoje a tiragem impressa está esgotada, mas a versão digital pode ser encontrada aqui. Nesse nosso artigo tomamos emprestado o título do livro para mostrar aos leitores de Antenna que é possível aprender Arduino sem ter ainda comprado um. Podemos fazer montagens de circuitos e testá-los no Arduino de forma virtual, tudo no simulador de Arduino modelo UNO do aplicativo gratuito e on-line Tinkercad.