Entendendo os Data Sheets dos Diodos e Transistores – Parte II

Fig. 3 – Mais detalhes no data sheet do IRF-630

Nesta parte do data sheet são apresentadas as especificações máximas do IRF-630, que devemos utilizar para comparar com as de um candidato a substituto. São elas: Tensão Dreno-Source, Tensão-Dreno-Gate, Tensão Gate-Source, Corrente de Dreno e Potência de Dissipação.

Há ainda um parâmetro importante, que não aparece na fig.3, mas está lá na fig.2, que é a Resistência Máxima Dreno-Source de 0,40ohms.

Outros parâmetros que precisam ser considerados na hora de buscar um substituto para determinado MOSFET são os tempos de chaveamento, que analiso em detalhes no meu e-book de fontes chaveadas e que o técnico tem obrigação de saber interpretar.

Por enquanto, é só.

Estes dois artigos tiveram como principal objetivo, como foi dito na parte I, chamar a atenção dos Técnicos Reparadores (com T maiúsculo) sobre a importância de saber interpretar data sheets de componentes eletrônicos, em geral, e não apenas dos semicondutores.

Lembrando que os leitores da Revista Antenna têm desconto de 20% em todos os meus e-books e cursos (exceto os que estiverem em promoção) usando o cupom SOUANTENNÓFILO.

Dúvidas e comentários serão sempre bem-vindos e respondidos quando enviados para contato@paulobrites.com.br.

Até sempre!

Deixe um comentário