Entendendo os data sheets dos diodos e transistores – Parte I

O leitor interessado irá encontrar muitos detalhes sobre este assunto no meu e-book Diodos & Transistores – Procurando Substitutos eque podeadquirido com desconto de 20% usando o cupom SOUANTENNÓFILO.

Num retificador standard (padrão) o trr é da ordem de 1000ns portanto, muito maior que nos ULTRA FAST.

E daí?

Um retificador standard é usado, basicamente, para retificar tensões alternadas senoidais de 50Hz ou 60Hz. Tomando 60Hz como referência, que é a frequência da rede elétrica aqui no Brasil, temos que cada meio ciclo dura aproximadamente 8,3milisegundos logo se o diodo for capaz de se recuperar em até 1000nanosegundos (0,001milisegundos) ele irá funcionar sem problema.


A turma da velha guarda há de se lembrar que os televisores com CRT têm algumas tensões retificadas a partir do Transformador de Saída Horizontal, mais conhecido como Fly Back. A frequência, neste caso, é 15750Hz que nos dá 63,5microsegundos e, portanto, não podemos utilizar um retificador da família 1N54XX. Se a memória não me falha, um dos diodos usados nesta função era (ou, ainda é) o RU-2, um diodo FAST cujo data sheet na fig.3nos mostra que o trr é 400ns que é compatível com a frequência da tensão a ser retificada.

Fig. 3 – Data sheet do diodo FAST RU-2

Deixe um comentário