Aqueles que seguem o meu trabalho há algum tempo já se acostumaram com a minha insistência na importância do Técnico Reparador (com T maiúsculo) saber interpretar as informações dos data sheets dos semicondutores.
Resguardadas as proporções, eu diria que o data sheet está para um diodo, ou transistor, assim como a bula está para um remédio.
Muitos médicos não gostam que se leiam as bulas dos remédios que eles nos receitam, mas eu as leio sempre e sabem por quê?
Vai que o seu médico “esqueceu” de perguntar se você é alérgico a uma determinada substância contida no remédio ou de avisar de possíveis efeitos colaterais e que providências tomar caso eles ocorram.
Deixemos a medicina para os médicos e tratemos (sem trocadilho) das bulas, ou melhor, dos data sheets dos diodos e transistores, pois vai que o equipamento que você está tentando reparar é “alérgico” ao que você está querendo substituir!
Informações relevantes sobre diodos
A primeira delas é saber se se trata de um diodo retificador comum, um diodo fast, ultra fast ou diodo Schottky.
Todos eles têm a mesma aparência física, mas se você colocar um retificador comum no lugar de fast, por exemplo, não vai demorar muito tempo para perceber que “deu ruim”.
*Professor de Matemática e Técnico em Eletrônica