Numa pequenina placa de 33 por 18 milímetros temos, em cima e em baixo, duas linhas com 12 pontos para conexão física. Também temos uma interface micro-USB à esquerda; onde tem também um led vermelho, que indica presença de alimentação de 5 volts, vindo do PC pela porta USB ou de uma fonte externa. No centro fica o processador, o microcontrolador ATMega 32U4 de 8 bits. Ao leitor interessado em conhecer mais detalhes, sugerimos o datasheet desse microcontrolador nessa página do fabricante, um belo documento no formato pdf de 438 páginas. Ainda na imagem acima do Arduino ProMicro, à direita, podemos ver o cristal do gerador de clock do sistema de 16 Mhz e dois outros leds vermelhos que sinalizam transmissão e recepção serial de dados. Junto à porta USB ficam os componentes do regulador de tensão da placa. Nada mais!
Embaixo, veja como é simples o circuito desse Arduino ProMicro. Qualquer dispositivo na porta USB é conectado diretamente, via linhas de dados D+ e D-, ao processador pelos pinos 3 e 4.
Os pinos de entrada de sinais analógicos foram desenhados em cima e à direita (pinos 36 a 41); os pinos digitais logo embaixo; depois 2 leds de comunicação serial nos pinos 8 e 22. Alguns pinos do processador não foram aproveitados nesse modelo de Arduino.