Eletrônica com Python – Uma Interface HID com Arduino – Parte 3

Nesse script, primeiro importamos as bibliotecas serial e time. A primeira possui módulos usados para comunicação serial; a segunda para adicionar atrasos na execução lógica do código. Logo a seguir é criado o objeto ‘ser’, encarregado de se comunicar com o dispositivo conectado à porta serial ‘/dev/ttyACM0’ (no Windows pode ser COM3 ou outra qualquer), numa taxa de transmissão de 9600 baud e com espera de 1 segundo entre as leituras da porta serial. A linha seguinte adiciona uma espera inicial de 2 segundos para que a conexão com a porta serial esteja estabelecida. A última linha fecha a conexão com a porta serial quando o loop é interrompido ou o script é encerrado. Isso é importante para liberar os recursos da porta serial adequadamente.

Máquina: Os Scripts da IA chatGPT

Mas, agora, voltemos ao papo inicial sobre o experimento de pedir a uma outra inteligência para escrever os scripts em Python para a nossa interface HID. Pedimos à inteligência (artificial?) de uma máquina.

Para os leitores que ainda desconhecem o chatGPT, um modelo de linguagem de inteligência artificial, sugerimos a leitura do artigo de nossa autoria “Explorando o Potencial do ChatGPT na Eletrônica: Uma Perspectiva para Técnicos e Hobistas”, publicado na edição passada de Antenna, junho de 2023.

Um modelo de linguagem de IA pode aprender a reconhecer padrões e estruturas gramaticais em um grande conjunto de dados usados para treinamento, e, a partir daí, gerar textos (ou falas sintetizadas) coerentes e relevantes, que podem ser utilizados para várias tarefas, como autocompletar frases, traduzir textos, responder a perguntas, gerar resumos, criar teses, entre outros. Quanto mais dados de treinamento o modelo recebe, melhor ele se torna em entender e gerar texto de alta qualidade.

Mas, para gerar textos coerentes e relevantes, temos que entender e saber usar os chamados prompts de comando. Os prompts de comando no ChatGPT podem ser instruções ou também perguntas, que devemos estruturar para orientar o modelo sobre como responder a uma determinada consulta ou tarefa.

Um exemplo trivial: digamos que queremos traduzir uma frase atribuída a Nicola Tesla do inglês para o português. Podemos digitar na caixa de entrada de textos do chatGPT o seguinte prompt de comando:

Traduza para o português o seguinte texto: ‘If you want to discover the secrets of the Universe, think in terms of energy, frequency and vibration.’

Ou mais técnico:

como funciona o oscilador Hartley?

Deixe um comentário