Uma vez o Arduino enviando ‘0’ ou ‘1’ para a porta serial conforme o botão estar ou não pressionado, podemos apanhar essa informação com um script escrito em Python que tenha acesso à mesma porta serial. E a partir daí com bibliotecas e conexões próprias podemos interagir com qualquer dispositivo de hardware remoto.
Aqui vai o script em Python que usamos para conhecer o estado de um botão conectado à porta D0 de um Arduino ProMicro rodando o sketch acima:
Depois de importar a biblioteca ‘serial’, definimos a variável porta como a mesma porta USB e taxa de transmissão serial que configuramos no Arduino. Importante: No IDE do Arduino desative o ‘Serial Monitor’.
O script acima, em Python, executado no VSCode, mostra a mensagem “Botão Pressionado!” toda vez que o bit lido na porta serial for ‘1’.
A posição do cursor de um potenciômetro conectado à porta analógica A0 do nosso Arduino ProMicro pode ser conhecida com Python, se também, primeiro, carregarmos um sketch no Arduino, que envie para a porta serial o valor inteiro que a corresponda.