Dize-me como medes tensões AC e eu te direi quem és

Dize-me como medes tensões AC

Para início de conversa, seja um voltímetro analógico ou digital eles só “medem” tensão alternada SENOIDAL “pura” e é preciso estar atento de que a tensão entregue na saída de um dimmer, embora seja alternada, não é senoidal e a forma da onda irá mudar de acordo com a posição do potenciômetro.

Repararam que eu destaquei, em vermelho, na dúvida do Ulisses, a frase “fazer a medida de maneira satisfatória,e ofiz para chamar a tensão de que o valor por ele obtido, seja no digital ou analógico, não está correto, portanto, lamento informar que medida não foi satisfatória.

Para que a medida seja “satisfatória” o voltímetro precisa ser TRUE RMS.

O que voltímetros comuns medem na escala AC?

Se colocássemos uma tensão alternada senoidal diretamente no multímetro, analógico ou digital, como fazemos com um tensão contínua, a leitura seria zero volt, isso se ele conseguisse acompanhar a variação da tensão a depender da frequência dela.

Então, o primeiro passo será retificar a onda e agora poderemos utilizar a escala DC mas, muita calma nessa hora porque o que iremos medir NÃO será o valor RMS e sim o valor médio DC.

Isso mesmo que você leu. Um instrumento, analógico ou digital, vai medir o valor DC da tensão senoidal (pura) retificada em onda completa e, graças a umas continhas que você pode ver no artigo de agosto/2022 ou nas minhas aulas do Curso de Eletrônica Básica, o display mostrará o equivalente ao valor RMS.

Mas, estas continhas só funcionam para ondas senoidais PURAS, o que não é o caso da forma de onda na saída do dimmer, a depender da posição do potenciômetro.

É nesta hora que entra o voltímetro TRUE RMS (veja a edição de setembro de 2022).

O voltímetro TRUE RMS “faz as continhas” e mostra o valor verdadeiro da tensão AC, mesmo que ela NÃO seja uma senoide PURA (afinal ele é TRUE, não é?).

Matando a dúvida do Ulisses

Elementar meu caro Watson, diria Sherlock Holmes, neste caso meu caro Ulisses!

Tudo que foi explicado até aqui tem a ver com sua dúvida, mas há ainda uma questão importante a ser analisada no seu caso.

  1. Multímetros analógicos, em geral, só precisam de alimentação para a escala ôhmica.
  2. Os multímetros digitais obrigatoriamente precisam de uma alimentação para o funcionamento do microcontrolador, a qual é feita por uma bateria de 9V ou conjunto de pilhas.

E é justamente este segundo item que vai “matar” a dúvida do Ulisses.

Deixe um comentário