Nos processos de avaliação de amplificadores, utilizam-se analisadores de espectro para avaliar o quanto de distorção eles estão incorporando ao sinal amplificado, para, eventualmente, com base em sua característica, modificar-se ou ajustar-se o circuito.
Em nosso caso, os utilizamos para mostrar a composição de harmônicas indesejadas geradas pelo amplificador em análise. Normalmente, em amplificadores transistores em classe B, a composição dessas harmônicas é, mais ou menos, parecida, quando o projeto é bem feito. O ajuste da corrente de repouso e da linearidade da região de “crossover” fazem essa composição mudar em amplitude.
Esse ajuste, com base no que se observa no analisador de espectro, deve ser feito para que se obtenha a composição de harmônicos com a menor amplitude possível, em seu conjunto e individualmente.
Vejamos alguns exemplos:
O que temos acima é a o espectro de frequências (com ponderação A) obtido com a aplicação de um sinal senoidal na entrada do dispositivo, que, se fosse perfeito, deveria mostrar apenas a barra vertical em 1kHz (1k, na figura). Todo o restante, os pequenos traços à esquerda do 1k, são artefatos gerados indevidamente pelo gerador de sinais e pelo circuito de entrada do analisador e, também, pelo próprio cabo que os conecta.
Isso é o que chamamos de análise de “loopback”, onde um cabo é ligado da saída do analisador à entrada do mesmo. Trata-se de um equipamento de muito alta fidelidade e esses níveis de distorção estão muito abaixo dos limites de audibilidade do ser humano. Esse nível de distorção é chamado de distorção residual, e serve de referência (limite inferior) de nossa capacidade de medição.
Se, no lugar do cabo, colocarmos um amplificador de áudio, poderemos observar a distorção que ele adiciona ao sinal, suas componentes etc.
Agora vamos observar o espectro de frequência apresentado por um dos amplificadores já avaliados em Antenna:
um excelente projeto de audio, com a melhor tecnica, projeto e uso de componentes top de linha sera arruinado – e frequentemente o e – devido ao compnente que deve entregar ao ouvinte o resultado de sua excelencia, o transdutor acustico…
Excelente artigo. Com relação a valores de dh aceitáveis me lembrei que nos gravadores analógicos de fita esses valores costumam ser bem mais altos chegando a uns 3%.