Para melhor desempenho, rádios
valvulados exigem boas antenas
Receptores valvulados foram projetados e ajustados na fábrica para uso com antenas externas. Já mostramos aqui em ANTENNA que antenas externas eficientes são fundamentais paras que os sinais fracos sejam perceptíveis acima do patamar de ruído intrínseco do receptor.
Não adianta queixar-se que “o AM morreu” ou que “não existem estações”. Ao contrário, em ondas médias há muitas estações distantes, da América Latina e Caribe surgindo agora na banda, principalmente à noite e ao amanhecer, possibilitando ótimos DXs. Mas para isso são necessárias antenas de melhor rendimento.
Em ANTENNA de novembro de 2022 publicamos um artigo sobre a importância do uso de antenas externas, eficientes, instaladas afastadas de fontes de ruídos, para uma boa recepção com receptores valvulados: https://revistaantenna.com.br/novembro-2022/ .
Se não há espaço suficiente no seu terreno ou se há fontes intensas de QRM (ruídos interferentes) na sua localização, experimente usar antenas tipo Loop. Na internet há dezenas de projetos de antenas de quadro ou loops.
Nas publicações da ARRL, a entidade dos radioamadores dos Estados Unidos, há também informações de excelente qualidade sobre o projeto e a construção de antenas loop e muitas outras para recepção. Os colegas Pedro Freitas e Denis Zoqbi trabalham com antenas de quadro e conseguem estupendos DXs com elas.
Como fazer se o receptor valvulado é do tipo de antena de quadro, pequena, ou de ferrite ─ e não possui terminal para antena externa? Uma antena externa pode ser acoplada ao aparelho indutivamente, através de algumas espiras de fio.