Um outro sistema, usado principalmente contra casos mais críticos de ruídos na recepção, era o da supressão por inversão de fase: adotavam-se duas antenas horizontais de fio comprido, montadas paralelamente ─ uma para o sinal principal e outra para atuar contra os ruídos interferentes.
Figura 10. Circuito supressor por inversão de fase, com duas antenas e válvula 6SJ7. In: “Los Ruidos en Radio”, Ing. Francisco L. Singer, Editorial H.A.S.A, Buenos Aires, 1947.
Na figura 10 está o esquema do supressor com inversão de fase. A montagem requer certos cuidados: é importante que cada dupla dos reatores de RF (“choques”) em série, nos circuitos de placa e catodo, sejam montados de forma que fiquem perpendiculares entre si ─ como mostra o esquema. Todos devem ter os mesmos valores.
O resistor ajustável de 5.000 ohms no circuito de catodo é um reostato de fio. O supressor pode ser montado como uma unidade independente, externa, a ser intercalada entre as antenas e a entrada do receptor, ou pode ser montado num espaço disponível no chassi.
As tensões de filamento e +B podem ser aproveitadas do receptor onde o circuito será instalado.
A maior eficiência na supressão de ruídos se consegue quando o comprimento das antenas é de no mínimo oito metros. Ambas as antenas devem ficar em posição paralela. O distanciamento entre as antenas deve ser de no mínimo a metade do comprimento total do fio.