Dicas e Diagramas XXXI

Shellac é a conhecida goma-laca. Rosin é breu. Marble flour é pó de mármore. Denatured alcohol, álcool desnaturado é etanol industrial. Malachite green, verde-malaquita e Silicone resin, resina de silicone, são encontrados atualmente em lojas de produtos para artesanato. O pó de verde-malaquita não deve ser aspirado: é tóxico.

A composição descrita funciona como um polímero, retrabralhável antes da cura. A resina fenólica, a goma-laca e o breu formam o composto de propriedades adesivas.

Já o pó de mármore tem a função de preenchimento e reforça o cimento. O silicone é usado para proporcionar à mistura uma barreira hidrofugante (repelente de água). O etanol industrial é o diluente das resinas e o verde-malaquita tem a função de indicador: mostra o ponto certo da cura pelo calor.

O calor é necessário para a reação de cura da mistura. Para a cura as bases eram submetidas, por um minuto, a temperatura de 150 a 190°C. Após, eram resfriadas a 90°C, antes de serem retiradas do forno. Depois de curada a reação não é reversível: as bases fixadas com essa mistura, suportam temperaturas de mais de 115° C.

Alguns fabricantes, dependendo da época, utilizaram produtos como silicato de sódio (vidro solúvel), pó de mica, quartzo moído ou outros materiais, agregados na composição, para aumentar a resistência mecânica e a durabilidade.

Em algumas fórmulas, materiais como o óxido de alumínio ou argilas eram adicionados para melhorar a resistência a altas temperaturas. Agentes de endurecimento também eram empregados.

Em sua maioria, os cimentos eletrônicos eram pastas viscosas aplicadas nas junções, para fixação firme e duradoura, como entre o bulbo e a base, devendo apresentar resistência ao calor, boa aderência entre o vidro e a base (materiais com coeficientes de expansão térmica diferentes), além de boa estabilidade química nas condições de uso.

Não somente nas válvulas termiônicas os cimentos foram usados. Foram empregados, igualmente, em resistores de fio enrolado, indutores de potência, TRCs, tubos de raios catódicos (para unir os tubos de vidro às máscaras de sombra ou às bases), lâmpadas de descarga, incandescentes ou halógenas; termistores e varistores etc., para maior robustez e durabilidade etc.

A esteatita, um material cerâmico de aparência semelhante, não deve ser confundido com um cimento. Embora pareça ser semelhante, a esteatita é composta principalmente por talco (silicato de magnésio hidratado), vitrificado por sinterização, apresentando excepcionais propriedades refratárias ao calor, bem como de isolante de alta tensão, sem deformação ou alteração química.

Como fixar bases frouxas de válvulas antigas.

 Bases fenólicas afrouxavam-se facilmente nas válvulas antigas, principalmente nas “pata-de-elefante” (base P8A). Nas octais de algumas marcas o problema também acontecia, não raramente.

Deixe um comentário