Um divisor resistivo de tensão na saída de uma fonte de alimentação (v. figura 6) também pode funcionar para fornecer uma descarga segura dos capacitores quando o equipamento estiver desligado, mas os valores dos resistores precisam ser adequados para que cumpram essa função sem comprometer a eficiência da fonte.
Figura 6. Divisores de tensão (à esquerda) podem atuar como resistores de drenagem, mas devem ser dimensionados adequadamente. Em alguns equipamentos eletroeletrônicos (como em fornos de micro-ondas) o resistor de drenagem, por segurança, pode estar montado dentro do próprio capacitor de filtro (à direita). O teste dos capacitores e os serviços de manutenção nesses equipamentos são perigosos. Mesmo com o aparelho desconectado da tomada, há risco de choque potencialmente fatal, caso o resistor de drenagem esteja aberto.
No caso de falha do resistor de drenagem, tensões perigosas podem ficar armazenadas no circuito até por vários dias ─ dependendo do tipo e das características do capacitor de filtro ─ mesmo com o equipamento desligado e desconectado da tomada. É por esta e por várias outras razões que os serviços nesses equipamentos são perigosos e não devem ser tentados por “curiosos”, mas por quem tenha conhecimento e prática, adotando os obrigatórios procedimentos de segurança.
Cimento para fixação de bases de válvulas. O bulbo de vidro das válvulas era colado à base fenólica, antigamente, através de um cimento. O que é o cimento usado nas válvulas? Não confunda com o cimento comumente empregado na construção civil. No nosso caso, é um composto, tipo mástique, com propriedades adesivas e de preenchimento. É uma substância usada para unir substâncias duras não homogêneas e para preencher cavidades. Em contextos técnicos, cemento é mais aplicado em estruturas anatômicas e em odontologia. Já o termo cimento, traduzido do inglês “cement”, tem sido preferível para a substância de aplicações eletrônicas.
Para os que se interessam por restaurações históricas, eis a composição que era usada por indústrias como a RCA, como descrito por L. P. Fox no “RCA Electron Tube Design”, para a fixação das bases aos bulbos de vidro: