Dicas e Diagramas XXXI

Resistor de drenagem. Pouco conhecido e pouco lembrado, o resistor de drenagem é um componente importante (juntamente com chaves interlocks) principalmente nos circuitos que operam com tensões elevadas, para ajudar a diminuir o risco de choques elétricos.

Figura 5. Os resistores de drenagem destacados no circuito do amplificador valvulado com KT66s, funcionam como carga na saída da fonte: proporcionam uma certa estabilização na tensão de saída ─ e uma descarga rápida da energia armazenada nos capacitores, como medida de segurança contra choques, após o desligamento do aparelho. Resistores de drenagem precisam ter a especificação de potência bem calculada e precisam ser sempre vistoriados antes de serviços de manutenção no equipamento. Dependendo do circuito, se queimarem tornam os capacitores perigosos, por não permitirem que a energia residual se dissipe de forma segura.

Interlocks (chaves de intertravamento) são dispositivos de segurança instalados em certos aparelhos, para proteger o reparador, evitando que este corra o risco de contato acidental com tensões elevadas quando estiver fazendo serviços no equipamento. É um interruptor especial, montado geralmente nas tampas de acesso às partes de AT, alta tensão, desativando o circuito. O usuário não consegue energizar o aparelho com a tampa de acesso aberta, por exemplo.

O resistor de drenagem, em inglês bleeder resistor, é conectado em paralelo na saída da fonte. O resistor de drenagem é utilizado para descarregar os capacitores de filtro após o desligamento do aparelho. São importantes especialmente em circuitos de alta tensão, onde os capacitores podem armazenar tensões perigosas.

Em bons projetos de engenharia podem ser encontrados resistores de drenagem em circuitos operando a partir de 60 V. Este valor é considerado um limite máximo seguro, em condições normais. Tensões acima de 60 V podem representar risco de choque elétrico. Em circuitos valvulados antigos o resistor de drenagem frequentemente era utilizado apenas quando a tensão de saída da fonte de alimentação passava dos 300V.

Deixe um comentário