Temos constatado que entre os reparadores iniciantes há uma espécie de orgulho em anunciar, como se fosse uma conquista de rito de passagem: “levei choque”. Esta é a razão da nossa campanha de alerta: “levar choque” é a prova de que houve uma falha nos procedimentos de segurança. O reparador teve a sorte de ter sobrevivido.
Figura 1. Serviços de manutenção em aparelhos valvulados são coisa séria e não devem ser executados por “curiosos”, mas por quem tenha prática, conheça os riscos de choques elétricos e adote os procedimentos de segurança em circuitos potencialmente perigosos.
O nosso esforço é o de tentar orientar para que os que lidam com equipamentos valvulados, em especial os principiantes ─ deslumbrados pelos equipamentos da retrônica, época áurea da eletrônica ─ engrossem a fileira das vítimas de eletrocussões. Reparador “raiz” é o que segue os procedimentos de segurança ao trabalhar com equipamentos valvulados. Reparador verdadeiramente “raiz” é o que pode se orgulhar de nunca ter levado choque.
Segurança na oficina do reparador ou restaurador. O uso de tomada polarizada na oficina é suficiente para evitar o risco de choques elétricos? Esta é uma pergunta que nos é encaminhada frequentemente. Apenas a presença de tomada de três pinos não é garantia suficiente para garantir proteção contra o risco de choques elétricos. Pode ajudar, mas somente em condições ideais ─ e desde que não seja improvisada em aparelhos antigos tipo CA/CC, sem transformador.
Bem sabemos que no Brasil as condições das instalações elétricas estão longe das ideais. Tomadas polarizadas podem atuar como medida de proteção adicional, se a rede elétrica residencial ou predial tiver sido executada corretamente; se o neutro for de qualidade (zero volt em relação ao terra); se não ocorrer falha ou interrupção no condutor na rede pública; se o pino de terra de proteção está devidamente conectado ao sistema de aterramento; se o equipamento em teste foi projetado para usar aterramento; se o sistema elétrico da instalação de consumo está devidamente dimensionado etc.