Melhores resultados temos obtido sem o uso de colas convencionais, pelo método descrito em “Restaurando Rádios Antigos”, que pode ser consultado através do link a seguir:
https://www.facebook.com/groups/www.manorc.com.br/permalink/2164119253791420
Como explicado no link, ótimos resultados são possíveis com o uso de rejuntamentos cimentícios para porcelanatos. Desenvolvidos para pisos cerâmicos, proporcionam excelente desempenho nas válvulas eletrônicas.
Têm ótima aderência, apresentam acabamento liso e limpo (basta limpá-los com uma esponja úmida durante a cura inicial), estão disponíveis em muitas cores, inclusive em preto, são baratos e de fácil aplicação.
Geralmente são bicomponentes, em embalagens de um quilo. Com um quilo dá para rejuntar dezenas de bulbos frouxos de válvulas antigas. Se você for amigo de alguém que trabalhe na aplicação de cerâmicas poderá conseguir, de graça, um pouco do material para suas experiências iniciais.
Na nossa prática tivemos excelente desempenho com rejuntamentos da marca Weber Quartzolit. Outro produto de alvenarias que talvez dê resultados satisfatórios é a argamassa de assentamento/rejuntamento de tijolos refratários, usada nas alvenarias de churrasqueiras e fornos, mas infelizmente, ao tempo da elaboração deste artigo, estava disponível apenas em embalagens de 20kg ─ quantidade excessiva para aplicações eletrônicas. Seria um desperdício.
Na próxima vez que precisar consertar válvulas antigas com bulbo frouxo, pense em rejuntamentos da linha cimentícia, especiais para porcelanatos, vidro ou pastilhas vitrificadas. São preparados com cimento Portland, mais agregados minerais, polímeros e aditivos. Possuem resistência à flexão maior ou igual a 3 MPa e possibilitam acabamentos limpos e superlisos.
Siga rigorosamente as instruções de preparo. Prepare pequenas quantidades de cada vez. O melhor é que o preparado fique com uma consistência cremosa: isso facilita a aplicação na base da válvula.
Com uma tira plástica flexível ou um palito de picolé faça o produto penetrar na ranhura entre o vidro da válvula e o suporte da base. Espere de 15 a 45 minutos e remova o excesso de rejuntamento com uma esponja úmida.
Antes de instalar a válvula no soquete aguarde a cura total do produto, pelas instruções da embalagem.
Válvulas notáveis: a Telefunken EL156.
A EL156 da Telefunken surgiu na segunda metade da década de 1950. Foi produzida na unidade principal de Ulm, à margem do rio Danúbio, no estado federal alemão de Baden-Württenberg.