Figura 3. Depois de o receptor ser examinado e antes de testá-lo através de uma lâmpada-série, o seletor deve ser ajustado à tensão da rede alternada local. Não confunda: na atualidade, as tensões nominais domiciliares são padronizadas em 127 e 220 V. Não esqueça: receptores antigos produzidos para 110 ou 115 V necessitam de um transformador adaptador para ligação nos atuais 127 VCA nominais do Brasil. Cabos de alimentação de aparelhos antigos possuíam também plugues que precisarão de adaptadores para o padrão atual das tomadas brasileiras. Na bancada de serviço da oficina uma boa alternativa é, em vez de adaptadores, manter tomadas de padrão antigo, para o teste de aparelhos dos velhos tempos.
Segurança em primeiro lugar. Nunca é demais repetir: receptores valvulados antigos são perigosos. Possuem circuitos que trabalham com tensões primárias e secundárias potencialmente letais. As tensões primárias são as da rede local de tensão alternada, padronizadas atualmente em 127 e 220 VCA, presentes na entrada da fonte de alimentação.
Tensões secundárias são as geradas no transformador, retificadas e apresentadas na saída da fonte de alimentação. Entre as tensões secundárias há alta tensão, como por exemplo a utilizada nos receptores e amplificadores valvulados para a alimentação dos circuitos dos anodos das válvulas. É também denominada de AT ou +B,podendo ir de 200 a 600 VCC, dependendo do projeto.
Nos receptores que disponham de transformador de força, o fornecimento de energia aos circuitos apresenta uma certa isolação galvânica da rede elétrica. Já nos aparelhos que, por motivo de custos, não foi adotado transformador, os chassis de receptores antigos podem estar conectados diretamente à rede de tensão alternada pública de 127 ou 220 V. São aparelhos potencialmente letais. Se o plugue do receptor estiver inserido na tomada, o chassi pode estar no potencial da rede de CA. Os esquemas das figuras 4 e 5 a seguir ilustram melhor o problema da falta de segurança que isso representa:
Otima materia
Grato, colega Pedro. É uma honta e uma grande satisfação encotrá-lo entre os leitores de ANTENNA. Mantenha contato!
Obrigado pelo artigo! muito fácil de ler e muito instrutivo. Faço reparo em rádios antigos aqui no RS, uso um Trafo de isolamento de 400VA, italiano, ganhei de um equipamento medico condenado, é pesado! Já fiz compras com a Schatz, sinceramente… são transformadores EXCELENTES. Continue com os artigos de dicas de reparações, ajustes e etc…. ajuda muito e estamos sempre apreendendo ainda mais de pessoal experientes como o senhor!
Obrigado! Feliz 2025