Certos receptores mais elaborados vinham com fusistores embutidos no transformador de força. É um tipo de fusível térmico. Como não era muito visível e conhecido, dava “baile” nos reparadores. O equipamento ficava inoperante, sendo difícil localizar a origem do defeito. Esta é mais uma razão para o reparador consultar sempre a documentação técnica do aparelho.
Se apenas a válvula retificadora acende, revise o secundário do transformador que alimenta os filamentos das demais válvulas. Se todas as válvulas acendem, menos a retificadora, revise o secundário que alimenta o filamento da retificadora, as conexões do soquete ou substitua a válvula retificadora.
Nos circuitos de retificação em onda completa, se a ligação central do secundário de alta tensão estiver aberta o receptor não funcionará. Isso também acontecerá se o reator ou o resistor de filtro estiverem abertos.
Se todas as válvulas acendem, mas a retificadora fica com as placas avermelhadas, provavelmente há capacitor eletrolítico em curto ou há falha na isolação entre enrolamentos do transformador de força.
Se a válvula de saída de áudio fica avermelhada, trate de desligar imediatamente o equipamento e verificar o primário do transformador de saída, as conexões ao alto-falante e a bobina móvel. Rádios a válvula não podem operar sem alto-falante na saída.
Em linhas gerais, o roteiro para reparações de defeitos em receptores “mortos” é: checar as válvulas, verificar a fonte de alimentação, examinar os circuitos do estágio amplificador de áudio e, por último, conferir os circuitos de radiofrequência, que englobam entrada de antena, conversor/oscilador e frequência intermediária.
Aos curiosos, a propósito: o defeito relatado no aparelho Philips FR-768-A da figura 2 era um capacitor que colocou em curto para massa o secundário do primeiro transformador da FI, juntamente com a grade sensível da válvula. O receptor ligava, as válvulas acendiam: aparentava estar “morto”, mas era um estado comatoso e conseguiu ser recuperado.
Era o que tínhamos para esta edição, colegas. Gratos pela atenção e pelo apoio que temos recebido!
Nossa homenagem especial a todos os que se dedicam à preservação dos objetos que fazem parte da história da retrônica. Continuaremos a todo vapor em 2025!
Feliz Natal e um ótimo novo ano a todos.
─ ─ ● ● ● ● ● ● ─ ─
Otima materia
Grato, colega Pedro. É uma honta e uma grande satisfação encotrá-lo entre os leitores de ANTENNA. Mantenha contato!
Obrigado pelo artigo! muito fácil de ler e muito instrutivo. Faço reparo em rádios antigos aqui no RS, uso um Trafo de isolamento de 400VA, italiano, ganhei de um equipamento medico condenado, é pesado! Já fiz compras com a Schatz, sinceramente… são transformadores EXCELENTES. Continue com os artigos de dicas de reparações, ajustes e etc…. ajuda muito e estamos sempre apreendendo ainda mais de pessoal experientes como o senhor!
Obrigado! Feliz 2025