Nos receptores sem transformador confira com o ohmímetro a resistência do circuito de entrada: com as válvulas instaladas nos soquetes, os filamentos se tornam parte do circuito e a resistência total geralmente estará em torno de 200Ω, dependendo do circuito.
Nos aparelhos com transformador a resistência de entrada inclui o enrolamento primário: variará de 10 Ω a 500 Ω dependendo da tensão de entrada selecionada no transformador. Transformadores ligados em 127 V apresentarão resistência mais baixa, enquanto os ligados em 220 V apresentarão resistência mais alta.
Se a resistência for “infinita” na medição, o circuito está aberto. Isso indica problema no cabo de alimentação, na chave liga-desliga do potenciômetro, no fusível (se houver) ou no primário (transformador queimado). Se o receptor for do tipo sem transformador de força, uma leitura infinita no ohmímetro indica um filamento de válvula ou resistor de queda aberto, um cabo de alimentação com defeito ou uma conexão defeituosa.
Figura 11. Revise a fiação do receptor, atento a quebras, falhas na isolação dos condutores e outros defeitos. Como mencionado no texto, receptores antigos somente podem ser aterrados se contarem com conexão para isso (v. foto da esquerda). À direita, é visível o cabo de alimentação com defeito na entrada do chassi, com risco de choques e curto-circuito.
Se a leitura de resistência for muita baixa, zero ou quase zero ohm, isso pode indicar curto-circuito no cabo de alimentação ou no transformador. Cabos de alimentação antigos frequentemente tornavam-se quebradiços, apresentando falhas da isolação na entrada do chassi, por exemplo.
Em alguns tipos de circuitos com os filamentos em série, a lâmpada-piloto faz parte da linha de filamentos. No caso de queima, a lâmpada nesses casos deve ser substituída por outra com características idênticas, do contrário se queimará sucessivamente ou, o que é pior, comprometerá as válvulas.
Otima materia
Grato, colega Pedro. É uma honta e uma grande satisfação encotrá-lo entre os leitores de ANTENNA. Mantenha contato!
Obrigado pelo artigo! muito fácil de ler e muito instrutivo. Faço reparo em rádios antigos aqui no RS, uso um Trafo de isolamento de 400VA, italiano, ganhei de um equipamento medico condenado, é pesado! Já fiz compras com a Schatz, sinceramente… são transformadores EXCELENTES. Continue com os artigos de dicas de reparações, ajustes e etc…. ajuda muito e estamos sempre apreendendo ainda mais de pessoal experientes como o senhor!
Obrigado! Feliz 2025