Na base E-14 também são fabricadas lâmpadas incandescentes, de até 40 W, de formato cilíndrico, para substituição em exaustores/coifas de cozinha e fornos elétricos. Lâmpadas incandescentes acima de 40 W na atualidade geralmente são do tipo halógeno, com bulbo incolor redondo. Na fotografia da figura 9, aparecem, igualmente, uma lâmpada halógena de 70 W, com bulbo redondo, e uma cilíndrica tipo “exaustor/coifa”, de 40 W, com soquete adaptador E14 para E27.
Possíveis causas de defeitos em um receptor completamente inoperante. Estude o esquema e faça um exame minucioso do aparelho, conferindo componentes suspeitos, fiação, capacitores eletrolíticos e fusível, se houver. Nas inspeções iniciais certifique-se que o receptor esteja desconectado da rede elétrica. Nos receptores com transformador a regra também é válida.
Um receptor com suspeita de problemas nunca deve ser ligado, depois das verificações iniciais de segurança, sem lâmpada-série à rede elétrica. Lembre-se que em caso de curtos-circuitos no aparelho a lâmpada-série acenderá com brilho intenso.
Eis algumas dicas para identificação das possíveis causas de defeito em um receptor “morto”:
─ Inspecione o cabo de alimentação, o plugue e os soldas dos terminais no interior do chassi. Verifique, com o multímetro, se há continuidade (escala de ohms). Teste se há continuidade nos terminais da chave. As chaves acopladas aos potenciômetros podem dar uma falsa ideia de funcionamento: nem sempre o “clic” corresponde a “ligado”. Temos encontrado chaves com carbonizações, oleosidades e maus contatos.
Figura 10. Chaves de potenciômetros com defeito ─ uma ocorrência cada vez mais comum ─ que tiveram que ser substituídas. O mecanismo parece perfeito, com o “clic” característico, mas os contatos apresentavam carbonizações. Muitas evidenciam tentativas de “limpezas” através de sprays penetrantes. Tais chaves costumam apresentar desgaste elevado por atuarem diretamente nas tensões da rede.
Otima materia
Grato, colega Pedro. É uma honta e uma grande satisfação encotrá-lo entre os leitores de ANTENNA. Mantenha contato!
Obrigado pelo artigo! muito fácil de ler e muito instrutivo. Faço reparo em rádios antigos aqui no RS, uso um Trafo de isolamento de 400VA, italiano, ganhei de um equipamento medico condenado, é pesado! Já fiz compras com a Schatz, sinceramente… são transformadores EXCELENTES. Continue com os artigos de dicas de reparações, ajustes e etc…. ajuda muito e estamos sempre apreendendo ainda mais de pessoal experientes como o senhor!
Obrigado! Feliz 2025