Dicas e Diagramas – XXVIII

Figura 3. Rádios “agrícolas” semelhantes ao Douglas 54C, acima, foram feitos antigamente aos milhares, no Brasil e no mundo, para uso com baterias, utilizando válvulas de 1,4 V no filamento. Muitos destes receptores continuam em uso até hoje ─ se tiveram a fonte corretamente adaptada. Estes aparelhos, antes de colocados novamente em operação, exigem revisão das tensões de alimentações de filamento, para que a vida útil das válvulas não seja prejudicada e para que o circuito opere corretamente..

Limites das válvulas. Nas aplicações nos circuitos, as válvulas devem obedecer a certos limites, que representam a recomendação do fabricante para o melhor desempenho e para a maior durabilidade.

Há valores típicos de operação e há valores limites absolutos para tensões positivas para anodo e grade de blindagem, por exemplo, valores limites para dissipação da grade de blindagem, valores limites para tensão entre filamento e catodo etc.

Neste artigo nos debruçaremos sobre os valores limites para tensões e correntes de filamentos.

O reparador ou restaurador iniciante geralmente não está atento às tensões e às correntes máximas de filamento das válvulas. Quase sempre, sua preocupação está voltada para o conserto do eventual defeito do receptor. No máximo, mede a tensão de +B. Seu foco é diagnosticar o defeito e colocar o rádio novamente em operação. É a filosofia do “se funcionou está bom, deixe assim”.

Deixe um comentário