Dicas e Diagramas – XXVIII

Elevar em demasia a tensão de filamento provoca um impacto altamente danoso em válvulas para pilhas e baterias como a DK92. Operando em condições normais, dentro do regime e parâmetros recomendados pelo fabricante, a vida útil deste tipo de válvula era de cerca de 1.000 a 10.000 horas, dependendo da estabilidade das tensões de alimentação, ausência de choques mecânicos, ventilação e temperatura ambiente etc.

Levar uma DK92 ou outras semelhantes a operar com tensão de filamento 50% maior que a nominal, ou seja 2,1 V ,por exemplo, em vez de 1,4 V terá efeitos severos na vida útil da válvula. Com uma tensão de filamento tão alta como 2,1 V (ocorrência frequente na adaptação para operação com fontes de tensão alternada usando transformadores mal projetados ou mal construídos) causará a evaporação acelerada e deterioração prematura do filamento, resultando na estimativa de falha total da válvula em 100 horas ou até em menos tempo.

As máximas tensões de filamentos recomendadas para as válvulas variam de acordo com o tipo e o fabricante da válvula.

Para os tipos mais antigos, a recomendação é de que as válvulas sejam operadas nos seguintes valores máximos de tensão: válvulas de tensão nominal de filamento de 1 V: máximo 1,1 V para evitar danos. Válvulas de 1,4 V, muito comuns nos rádios de pilhas secas e baterias: máximo de 1,5 V. Válvulas de tensão nominal de filamento de 2 V: máximo 2,2 V. Válvulas de 6,3 V: tensão máxima de 6,6 V. Para válvulas de 12,6 V a máxima tensão recomendada é em torno de 13,0 V.

O desgaste por sobretensão ocorre tanto por evaporação como pelo aumento da temperatura de operação do filamento.

Pelas normas americanas de controle, estas eram as tensões mínimas de operação para o desempenho dinâmico normal das válvulas, segundo o RCA Designer’s Handbook: válvulas de 1 V, em torno de 0,9 V. Válvulas de 1,4 V: tensão mínima em torno de 1,2 V; tensões mais baixas podem levar a uma redução drástica na emissão do catodo, além de provocar outros problemas. Válvulas de 2,0 V: o mínimo recomendado é de 1,8 V para uma operação confiável. Nas válvulas de 6,3 V a tensão mínima recomendada é de 5,7 V. Nas válvulas de 12,6 V a tensão mínima recomendada é de cerca de 11,5 V para garantir a operação correta da válvula.

O que espantava muitos reparadores é que tensões insuficientes para a operação dos filamentos poderiam diminuir a vida útil das válvulas.

Como isso é possível?

É que se a válvula for levada a operar muito abaixo da temperatura normal a cobertura de óxido existente no catodo é danificada. Este é mais um motivo para que o técnico reparador confira se as tensões estão sempre dentro dos valores máximos e mínimos definidos pelo fabricante para a válvula.

Deixe um comentário