Quais são as tensões de filamento, máxima e mínima, recomendadas para o correto funcionamento de um heptodo conversor Miniwatt Philips tipo DK92 (v. figura 4), presente em muitos receptores nacionais daquela época, sem comprometer a vida útil da válvula e para que o circuito funcione corretamente?
Figura 11. Para uma boa durabilidade das válvulas, mantendo uma boa emissão, fabricantes como a Philips-Mullard desenvolveram válvulas de “filamento longo”. Anúncio publicado na revista “The Wireless World”, de agosto de 1928.
A Vft, tensão nominal de filamento da DK92 alimentada em paralelo, é de 1,4 V. A tensão máxima tolerada é de 1,5 V. Acima desse valor ocorrerá uma evaporação acelerada do material do filamento. A tensão mínima recomendada para o correto funcionamento do tríodo oscilador da DK92 é de cerca de 1,25 V. Abaixo dessa tensão a emissão do filamento poderá ser insuficiente para sustentar a oscilação no tríodo. Esta é uma das razões “misteriosas” que provocava o mau funcionamento de rádios com válvulas de baixas tensões: a instabilidade do circuito oscilador por insuficiente tensão de filamento na conversora.